Ao estacar, significa ganhar uma recompensa ao manter a segurança de uma rede em um ecossistema blockchain. Enquanto a maioria dos projetos DeFi focam em uma margem de negociação descentralizada e empréstimo de token.
O debate que se concentra em staking versus DeFi (empréstimo em cadeia) mostrou que o staking é crucial para a segurança da rede, pois até mesmo os melhores projetos DeFi se baseiam em staking. Entretanto, os projetos DeFi têm sido, por um tempo, considerados lucrativos, fazendo as pessoas abandonarem contratos de staking por contratos de empréstimo para aumentar seus ganhos.
As redes Proof-of-Stake (PoS) oferecem mais vantagens que redes Proof-of-Work (POW), o que é evidente na recente migração da Ethereum para um protocolo de consenso PoS. Isso contribuiu para o aumento da popularidade de cripto staking, e aqui estão algumas das principais razões pelas quais você deveria considerar staking ao invés de investimentos DeFi em cripto moedas.
Renda Passiva
Há quatro formas pelas quais as pessoas podem estacar; diretamente no protocolo, com maternodes, se juntando a pools de masternodes, ou estacando por serviços de staking de terceiros.
Dos três, apenas trabalhar com masternode iria requerer um envolvimento ativo, e mesmo assim, você pode delegar alguém para trabalhar com seu masternode por uma comissão.
Você pode ganhar tanto juros simples como compostos. Depois que o período de espera terminar, você poderá reinvestir a quantia completa. Para juros compostos, você poderá continuamente escolher adicionar o juros que você ganhou para a quantia de staking e ganhar ainda mais.
Os projetos DeFi também permitem que você ganhe juros em cima do seu dinheiro, ao fazer delegações, de modo que você o emprestará a pessoas que passarão para outras, uma vez que você tiver feito o depósito.
Apoie o seu Projeto Cripto Favorito
Projetos de blockchain quase sempre têm um token nativo, independente de seu uso, que é usado para apoiar a função de blockchain e pode ser trocada por outras cripto moedas.
Staking é uma das formas pela qual você pode apoiar o crescimento do seu projeto favorito, enquanto ganha juros pela sua contribuição. Além disso, ao estacar por um longo período, como de 6 a 12 meses, o seu retorno de investimento aumenta.
Utilizar o staking cedo o suficiente em cripto projetos com grandes casos de uso pode ser muito lucrativo quando o projeto começar a decolar.
O equivalente a isso em projetos DeFi é provavelmente a participação em Organizações Autônomas Descentralizadas (DAOs), como a popular MakerDAO, que gerencia o Maker Dapp, que empresta DAI.
O maior objetivo de uma DAO é assegurar que as decisões de uma organização sejam codificadas em blockchain e sejam executadas automaticamente para promover transparência. A DAO normalmente utiliza um token nativo, o qual os titulares utilizam para votar por decisões como a proporção de colaterização por um empréstimo Dapp.
Ganhos aumentados através do mining
Normalmente, staking em um sistema PoS requer que os usuários mantenham um certo número de moedas para que participem de confirmação e validação de transações, ganhando uma recompensa block. Quando mais moedas você tiver, maior é sua chance de mining e ganhar novas moedas da rede.
Por outro lado, o maior objetivo do DeFi é trazer a descentralização ao concento financeiro tradicional, utilizando contratos perspicazes para eliminar a centralização e o envolvimento de terceiros. Portanto, enquanto o staking contribui para o fornecimento de novas moedas em uma rede blockchain, projetos DeFi contribuem ao acelerar a circulação e promover novos cases de uso através de muitas plataformas.
Staking é um investimento mais flexível
A participação em staking requer uma quantidade base diferente para cada rede blockchain, e pode ser caro se o valuation de mercado de uma moeda é considerado alto. Há, entretanto, uma forma de evitar isso, especialmente com serviços de staking de terceiros que são licenciados para fazer o trabalho e te garantir uma comissão, por um valor tão baixo como $5.
Há muito mais que você consegue ganhar com serviços de staking como o MyCointainer, que atualmente está oferecendo a maior gama de ativos em cripto. O MyCointainer também oferece serviços de câmbio onde você pode comprar cripto moedas diretamente na plataforma utilizando moedas fiat, por meio de transferência bancária.
Além disso, o MyCointainer oferece diversos descontos como bônus diários, airdrops e um plano Power de assinatura que te permite ganhar 100% de recompensas em staking e acesso compartilhado a masternodes. A plataforma atende tanto a investidores cripto iniciantes quanto avançados, ao promover transparência e governância descentralizada por meio de diversos programas de participação incentivados à comunidade.
Pontos fracos do DeFi
Staking é considerado uma das formas mais seguras de ganhar dinheiro com cripto moedas enquanto apoia o crescimento da indústria de blockchain e de cripto moedas. Como qualquer outro investimento, ainda é recomendado fazer uma pesquisa prévia sobre a cripto moeda, o serviço de staking, e o serviço de hosting do masternode.
Isso também se aplica para projetos DeFi, que estão por aí há mais tempo e têm mais pontos a serem atacados. Por exemplo, os contratos smart dependem de um banco de dados Oracle para ser executado. Oracle são conjuntos de dados de outras fontes em um formato compatível com blockchain que as redes de blockchain usam como input. Esse tipo de dependência na base de dados oracle custou Synthetix, 37 milhões de synthetic ether quando um bot alimentou de forma errada dados a seus contratos smart.
DApps como o Maker estão buscando desenvolver seus próprios oracles, mas por enquanto, a maioria dos Dapps DeFi são altamente dependentes de oracles externos, que podem ser manipulados por ataques maliciosos.
Outro ponto fraco no DeFi é que mesmo que contratos smart sejam revolucionários, eles podem ser hackeados. Isso aconteceu com a primeira rede DAO, o The DAO, quando um hacker encontrou um ponto fraco em seu contrato smart e saiu com $70 milhões em ETH no ano de 2016.
Por fim, emprestar e pegar emprestado projetos DeFi oferece muitas vantagens ao invés de empréstimos bancários, tanto em flexibilidade quanto no tempo de emissão. Entretanto, o capital que você pode conseguir ao colaterizar outro ativo cripto é, de longe, menor do que o que você conseguiria em um sistema bancário tradicional.
Conclusões finais
Staking e DeFi são parte e parcela da tecnologia blockchain, especialmente com o aumento de muitas variações do mecanismo PoS e de projetos DeFi. Ambos são necessários para o crescimento da indústria de blockchain.
Destacando os benefícios de staking como uma forma de investimento não é uma forma de desencorajar a participar de projetos DeFi, mas para mostrar a você oportunidades mais seguras e mais vantajosas. Staking é uma oportunidade de investimento inclusive, uma venture valiosa, e simples para que qualquer pessoa possa começar a ganhar.